10 superalimentos que ajudam na imunidade

Esses 10 superalimentos que eu irei falar contribuem muito para a nossa saúde e eles nos oferecem proteção em longo prazo e ainda faz algumas coisas muito boas como, por exemplo, regular a pressão arterial.

Muita gente morre é de pressão alta, pois a pressão alta em longo prazo vai causando muitos problemas no nosso corpo. Mas não é só isso, os alimentos que eu falar aqui neste artigo  ajudam  você a combater, além de muitas doenças ,o estresse que é uma das maiores causas de adoecimento da população a médio e longo prazo.

Todos esses 10 superalimentos exercem funções no nosso corpo e por isso são considerados “funcionais” e fazem uma grande diferença se os colocarmos em nosso cardápio e os consumirmos em nosso dia a dia.

Mas se você quer saber que alimentos são esses peço que leia esse artigo até o fim! Vamos começar!

Chocolate amargo: deliciosa energia!

Chocolate amargo

Que tal começarmos por esse superalimento? Mas não é qualquer chocolate, tem que ter pelo menos 60% de cacau. O chocolate amargo diminui a pressão e equilibra os níveis de açúcar no sangue e reduz os hormônios de estresse e dá energia.

O ideal é que se coma em torno de 40 gramas de chocolate amargo que equivale mais ou menos a dois tabletes pequenos. O chocolate amargo é rico em antioxidantes que limpam os radicais livres do nosso corpo e que, acima de tudo, ajuda no bom funcionamento do coração.

Também contém magnésio que alivia enxaqueca, palpitação e fadiga. Portanto o magnésio presente no chocolate amargo ajuda a controlar todos esses problemas.

Que tal comermos um pedaço desse delicioso superalimento? Então que seja pelo menos 70% de cacau!

Rica em vitamina C

Manga

A manga, além de ser um alimento barato e de fácil aquisição, é um alimento que reduz a pressão em médio prazo. Ela aumenta a imunidade, auxilia na memória e facilita a digestão, pois é um alimento rico em fibras e tem algo que talvez você não saiba; a manga média tem cerca de três vezes mais vitamina C do que um copo de suco de laranja.

Esse excelente alimento ajuda na regulação dos hormônios do estresse e também é rica em ferro. É antioxidante e prebiótica (fibras que alimentam as bactérias boas). Contém potássio que ajuda a diminuir a pressão e vitamina B6 que como resultado ajuda a relaxar e vencer o estresse do dia a dia.

Melhora o humor

Gengibre

O gengibre alivia vários problemas digestivos e por ser anti-inflamatório ajuda a diminuir a inflamação do músculo e certamente melhora o humor e ajuda na absorção de alguns nutrientes.

De acordo com alguns estudos, notificou-se que o gengibre melhora a sua resposta ao estresse e estimula a libido. Possui ação analgésica que reduz as dores musculares e dores de cabeça e também é rico em antioxidantes e vitamina B6. Em breve postarei algumas receitas usando gengibre.

Melhor fonte de selênio

Castanha do Pará

Estabiliza o humor, equilibra os hormônios corporais e ajuda na memória prevenindo a ansiedade. A castanha do Pará é um excelente alimento, por isso está entre esses 10 superalimentos.

Possui a melhor fonte de selênio que é ótimo pra tireóide e esse mineral traz muitos benefícios para o corpo, principalmente os benefícios em relação ao estresse.

Também possui gorduras boas que ajuda a reduzir a inflamação do nosso corpo e doenças cardiovasculares como por exemplo: infarto, AVC (que não deixa de ser uma doença inflamatória).

É rica em vitaminas do complexo B e zinco que melhora a imunidade deixando nosso organismo mais resistente. Quando estamos com estresse a taxa de zinco cai e você começa a sentir os efeitos dessa carência, pois os seus cabelos começam a cair, as suas unhas ficam quebradiças .

O selênio presente na castanha do Pará também ajuda a equilibrar o humor e portanto fornece mais alegria ao seu bem estar.

Excelente fonte de fibra

Batata doce

Diminui a inflamação, regula os níveis de açúcar no sangue, ajuda na digestão, contribui para deixar o nosso corpo relaxado e estimula o bom humor. A batata doce é uma excelente fonte de fibra porque possui antioxidantes e vitaminas B6, C e D.

A vitamina D atua nos nervos, na fadiga e também ajuda a equilibrar o humor e certamente isso trará relaxamento ao nosso corpo dando-nos bem estar e alegria ao nosso cotidiano.

Fortalece o nosso organismo

Maçã

Certo provérbio inglês diz que se você comer uma maçã por dia ficará longe dos médicos. Esta fruta, além de ser muito deliciosa, contribui para nossa saúde ajudando a equilibrar os níveis de açúcar no sangue e auxilia na função hepática.

Ela também reduz o cortisol e diminui a depressão, ajuda na digestão e é rica em antioxidantes.

Também possui quercetina que é uma substância com alto poder antioxidante e anti-inflamatório que fortalece o nosso organismo e aumenta a resistência a :

  • Alergias respiratórias;
  • Aumenta a resistência a alergias alimentares;
  • Previne AVC, infartos e outros problemas cardiovasculares (efeito antitrombótico e vasodilatador);
  • Elimina os radicais livres;
  • Fortalece o sistema imunológico.
Melhora a memória e concentração

Uva

Reduz a pressão alta, faz bem ao coração, melhora a memória e concentração (em particular as uvas roxas).

Devemos comê-las com casca e sementes para que haja melhor aproveitamento das substâncias encontradas na uva, principalmente o resveratrol que é ótima para prevenir problemas cardíacos.

Também é um poderoso antioxidante, além de facilitar a digestão e combater a fadiga por ser rica em ferro. No entanto suas propriedades não param por aí, pois a uva é rica em manganês que ajuda a reduzir a pressão, melhorar a imunidade e é rica em vários antioxidantes.

Energia para seus treinos

Beterraba

A beterraba é um superalimento rico em antioxidantes e ajuda a relaxar promovendo o bem-estar, reduz a pressão, dá energia e por isso é usada antes de treinos físicos, além de estimular a saúde do sistema nervoso.

Essa raiz é rica em várias vitaminas e sais minerais. É rica em ferro, betalaína e triptofano que é um aminoácido ótimo para relaxar.

Também é rica em ácido fólico que é bom para regenerar as células do seu corpo e ajuda a formar células do sangue, principalmente os glóbulos vermelhos.

A beterraba tem uma substância muito importante que é o nitrato ( baixa a pressão, pois é vasodilatador) e contém boro que é ótimo para os ossos.

Melhora a imunidade e facilita a digestão

Abacate

Este delicioso superalimento reduz a pressão, melhora a imunidade, facilita a digestão, equilibra os níveis de açúcar no sangue e melhora o humor. No abacate contém mais de 25 nutrientes incluindo vitaminas do complexo B, vitamina E, ômega 3 e tudo isso melhora o teu corpo e a tua pele , além de ajudar na imunidade.

Não podemos deixar de mencionar que o abacate é rico em potássio, fibras e gorduras monoinsaturadas, ácido fólico, ácido pantotênico(que é bom para o cabelo).

Proteína e energia o tempo todo

Ovo

Dentre os 10 superalimentos, certamente o ovo é um dos melhores! Faz bem para o coração, regula o humor, estimula o estado de alerta fazendo com que você fique ligado com as coisas que acontecem ao seu redor, promove a saúde do cérebro e sistema nervoso como um todo e auxilia as supra renais(glândulas que controlam o estresse).

Poucos alimentos são tão ricos em nutrientes quanto ao ovo; possui grande quantidade de proteína e isso garante energia pra muito tempo.

Ele também é rico em vitaminas do complexo B, triptofano, aminoácido, tirosina que é essencial para sua tireóide.

Esses foram os 10 superalimentos que você usa no seu dia a dia. Então comenta aqui embaixo o que esses alimentos significam para você.

Referências: 1. ABRAN – Associação Brasileira de Nutrologia, Orientações Nutricionais para aumentar a Imunidade 2020.
2. National institute of health office of dietary supplements.

4 thoughts to “10 superalimentos que ajudam na imunidade”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.